Educação, tecnologias e notícias diversas

ESTE BLOG DISPÕE DE NOTÍCIAS VARIADAS SOBRE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, EMPREGOS, ESPORTES E O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO

Alunos do Rio são os melhores no Enem

Posted by jbtecneduc em 22/11/2008

22/11/2008 01:08:00
 
Quatro estudantes do estado estão entre os cinco melhores desempenhos no exame nacional realizado este ano

Daniela Dariano


Rio – Dos cinco alunos mais bem colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, quatro são do Estado do Rio. Apesar de ser carioca, o segundo lugar no ranking estuda em Minas Gerais, onde fez as provas. Mas as terceira, quarta e quinta melhores notas do País saíram de escolas fluminenses. Os três alunos-prodígio que ficaram no topo da lista do estado estudam ou estudaram parte da vida em colégios particulares. O estudante com melhor nota nacional é do Espírito Santo.
Primeiro no estado e terceiro no geral, o estudante Thales Cardoso Whately (nota 97,62), 19 anos, se formou no Ensino Médio no ano passado, no Colégio Salesiano, em Resende. “Este ano estou estudando sozinho para o vestibular de Medicina”, diz, contando que, apesar de estudar o dia inteiro, consegue dividir o tempo entre os livros, a namorada e amigos. O 4º colocado no ranking nacional, Gabriel de Castro Micheli (97,165), 17 anos, está concluindo o Ensino Médio no Colégio pH, em Niterói e também quer ser médico.
A aluna Rafaela da Silva Menezes, 18, foi a melhor aluna da rede pública, com nota 96,825: conquistou o 3º lugar no estado e o 5º no Brasil. Moradora de Paracambi, ela estuda no Cefet de Química de Nilópolis e há quatro anos enfrenta uma maratona para atingir esse desempenho. A mãe é professora da rede estadual e o pai trabalha em construção de dutos. A família é humilde, como define a mãe, Margarete da Silva Menezes, mas a importância dada aos estudos fez com que apertassem o cinto para bancar o Ensino Fundamental dos dois filhos em colégio particular, além de cursos de línguas.
Rafaela retribuiu aos pais, que se orgulham da dedicação e dos resultados escolares da filha. Durante três anos e meio, ela acordava às 7h para pegar dois trens até chegar à escola, onde ficava até as 18h. De lá, mais quase duas horas para voltar para casa, tomar banho, jantar e fazer o dever. “Muita gente achava sacrifício. Era puxado, mas depois dos primeiros seis meses me acostumei. Valeu a pena”, diz a jovem, que pretende fazer o curso superior de Biomedicina e Física Médica.
O estudante da rede estadual mais bem colocado no Enem é uma aluna do CAp-Uerj, que teve a 22ª melhor nota do estado, empatada com outros cinco estudantes. Em média, o Rio teve o terceiro melhor desempenho (43.29 pontos, num total de 100) entre os estados brasileiros na prova objetiva. Este ano, o desempenho nacional na prova objetiva do Enem foi 19,1% menor do que no ano passado.

Deixe um comentário