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Posted by jbtecneduc em 24/11/2008

20/11/08 – 20h59 – Atualizado em 21/11/08 – 12h23

Nota na prova objetiva do Enem cai 19,1%

Na redação, notas subiram 5,5% de 2007 para 2008.
Na média geral, houve queda de 6,3%.

Simone Harnik Do G1, em São Paulo

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As notas na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caíram 19,1%, de 2007 para 2008, passando de 51,52 pontos para 41,69 pontos, em cem pontos possíveis. Na redação, o fenômeno foi inverso: houve aumento de 5,5% nas notas dos estudantes brasileiros na avaliação, de 55,99 para 59,06.

MEC libera consulta de notas do Enem 2008

Se for levada em conta a média entre as duas partes da avaliação, foi registrada diminuição de 6,3% na nota geral. Em 2007, a média entre prova objetiva foi de 53,755 pontos, e agora nesta edição a nota média foi de 50,375 pontos.

A avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), é composta por uma parte objetiva, com 63 testes de múltipla escolha, e por uma redação. Neste ano, o tema abordado na dissertação foi o desmatamento.

O Inep afirma que as provas do Enem não são comparáveis ao longo dos anos, já que não são calibradas para ter o mesmo grau de dificuldade. Diz ainda que a análise sobre a melhora ou piora dos estudantes de um ano para outro podem levar a interpretações equivocadas. A partir de 2009, segundo o ministério, a prova deverá ser calibrada.


Em 2007, o Enem registrou as médias mais altas dos últimos cinco anos. Na época, alunos que fizeram a prova afirmaram que o nível de dificuldade havia caído.

Pública e particular

Entre os concluintes do ensino médio, a nota na prova objetiva dos estudantes da rede particular foi 33,6% superior que a dos alunos da rede pública. Os alunos da rede particular fizeram 56,12 pontos, contra 37,27 pontos dos pertencentes à rede federal, estadual e municipal de ensino.

Na redação, a rede particular também teve melhor desempenho médio, com 65,35 pontos contra 57,26 da rede pública.

No entanto, segundo o Inep, considerando só os alunos com os melhores desempenhos, os alunos que concluem o ensino médio na rede pública se saem melhor. A média geral desse grupo, somando a parte objetiva da prova e a redação, é igual a 62,53, contra os 60,73 pontos alcançados pelo total de alunos da rede privada.

Melhores estados

Entre as unidades da federação, o melhor desempenho na prova objetiva ficou com o Distrito Federal, com média de 45,39 pontos. Seguem em segundo e terceiro lugares o Rio Grande do Sul (43,32 pontos) e o Rio de Janeiro (43,29 pontos). São Paulo aparece na quinta posição da lista com (43,01 pontos). O pior desempenho ficou com o Amazonas, que teve 33,48 pontos.

O melhor desempenho obtido na redação foi do Rio Grande do Sul, com 62,24 de média. Ele é seguido do Distrito Federal, com 60,62 e de Santa Catarina, com 59,89 pontos. O Rio de Janeiro aparece na quinta posição, com média de 59,68 e São Paulo aparece em sétimo lugar, com 59,17 pontos. O pior estado foi Alagoas, com média de 55 pontos.

Média dos estados na prova objetiva do Enem 2008
Os melhores  Os piores 
Distrito Federal 45,39 Amazonas 33,48
Rio Grande do Sul 43,42 Tocantins 33,65
Rio de Janeiro 43,29 Alagoas 33,94
Santa Catarina 43,13 Maranhão 34,08
São Paulo 43,01 Amapá  34,14

Média dos estados na prova da redação do Enem 2008 
Os melhores  Os piores 
Rio Grande do Sul 62,24 Alagoas 55,00
Distrito Federal 60,62 Tocantins 55,09
Santa Catarina 59,89 Mato Grosso  55,72
Espírito Santo 59,88 Rondônia  55,95
Rio de Janeiro 59,68 Pernambuco  56,19

Um quarto dos inscritos faltou

A edição do Enem em 2008 teve recorde de inscritos, com 4.018.070 candidatos. O índice de ausentes foi de 27,32% – ou seja: faltaram à prova 1.097.481 alunos.
Ao todo, 56,14%, dos inscritos havia concluído o ensino médio em anos anteriores. Entre os egressos, a participação foi de 68,83%; já o comparecimento de estudantes do ensino médio foi de 78,05%.

Do total de 1.189.507 alunos que participaram do Enem e que devem concluir o ensino médio em 2008, a maioria declarou ter estudado escolas públicas, num percentual de 77,53%.

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